quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Poema da Paz de Madre Tereza de Calcutá

Turma da Mônica - Amigo

Minuto Animado Educação no Trânsito

Turma da Mônica - Economizar Água

A maior bronca

Educar é ensinar

A história do lápis

Educação e Vida

VIDA MARIA

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BRINCADEIRA

Eu brinco na lua
e risco o chão da rua.
Eu ando de pé no chão
Correndo na contra mão.
Eu sou uma folha pequena
de uma árvore com resenha
enraizada no coração.

(Luiza Rocha)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

POEMA DE ESCOLA

Eu vejo um livro, eu leio o livro.
Eu escrevo no caderno quadrado.
Eu aprendendo tantas coisas de cor azul que esqueci de dizer obrigado pro mundo, porquetenho um quadro de cor branca,e uma professora que fala de amor,que sorri apressada na sala apertada.
Eu me escolarizei na escola e em casa a minha mãe me educou.
Eu sou alguém com identidade,
Eu sou o futuro que conversa com o tempo a reprise do passado.
Eu sou, eu sei, eu acertei, eu errei.
Eu vivi e não deixei de existir.
Sabe por quê?Eu acredito na escola!
 
 (Luiza Rocha)

FAZENDO ARTE COM RECICLÁVEIS

RECICLAR É...

 Recriar, remontar,
remover, reverter.
Reolhar, perceber,
que a arte nasce em tudo,
inclusive no que não era arte.
Só depende do olhar de quem vê!
(Luiza Rocha)

MÚSICA: SEMENTINHA

SEMENTINHA

Peguei uma sementinha
na palma da minha mão e
logo fui fazer um buraquinho lá no chão (2x).
Aquele sementinha uma árvore vai ficar
e o mundo mais bonito ela vai deixar (2X).
(Luiza Rocha)

ÍNDIO

DIA DO ÍNDIO

Sou filho de tupã, adoro o sol,
namoro a lua.
Sou índio valente, sou forte criatura.
Canto na mata, grito da águia, hei!
Sou índio feliz.
Tanto eu sofri,
mas eu venci, hei (2x).

(Luiza Rocha)

A Freqüência Escolar como Órgão Fiscalizador das Mazelas Sociais


Apresentação: O referido projeto visa fortalecer as ações entre os gestores municipais e amenizar as mazelas existentes no município de Pacajus. Passamos a nos preocupar com os grandes índices de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade detectados através do Acompanhamento bimestral da Freqüência Escolar, elaborado pelo Ministério da Educação – MEC. Por esta razão percebemos que através deste acompanhamento seria possível conhecer de forma particular os problemas de nossos alunos, sendo estes encaminhados diretamente para Secretaria de Ação Social, para assim serem tomadas as medidas cabíveis para amenizar as dificuldades destas crianças e adolescentes.
Problematização: Diante de tantas mazelas que assolam o nosso meio social, resolvemos elaborar este projeto para criarmos uma rede fiscalizadora.
Justificativa: O desencadeamento desta ação surgiu da maneira mais natural possível. Através do Acompanhamento da Freqüência Escolar do Bolsa Família, passamos a conhecer a realidade obscura de muitas crianças e adolescentes que eram retratadas através dos dados numéricos contabilizados no formulário, sendo correspondido por motivos devastadores. Por esta freqüência, sabíamos quantas adolescentes haviam engravidado nos últimos dois meses, assim como detectávamos, quantas crianças andavam fazendo o trajeto de mendicância de rua ou trabalhando, tendo sua infância roubada, ou ainda das jovens que estavam se prostituindo, sem contar com os índices de evasão.
Objetivos: Amenizar as mazelas sociais, através da aproximação entre os gestores, às crianças e os adolescentes.
Desenvolvimento: A execução deste projeto será através da coleta dos dados oferecidos pelo controle da freqüência escolar, enviada para as escolas de nosso município. Após o recebimento destes dados, eles serão encaminhados para a Secretaria de Ação Social que repassará para os profissionais como: Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, para o Juiz da Vara da Infância e Adolescência e para o Conselho Tutelar.
Cronograma: Este projeto fará parte de nossa rotina de trabalho, será realizado ao longo de todo o ano de 20010.

Regresso para o Saber


Apresentação: Regressar significa voltar para um lugar que na verdade nunca deixou de ser nosso. Diante de muitos lugares que a vida sempre nos convida a regressar, temos a escola. A escola é um espaço que nos pertence por direito, nem nós mesmos temos o direito de nos eximir deste ato de cidadania. Foi nesta perspectiva que resolvemos elaborar uma carta personalizada, contendo o nome de cada um dos alunos que desistiram de estudar. Não seria justo, permitir que estes alunos fossem embora da escola, sem concluir a etapa da Educação Básica, que é o princípio precursor da educação. Eles são convidados a regressarem, pois do futuro deles depende todo o desenvolvimento de nosso processo social. É uma ótica lógica e simples, a cada aluno que vai embora da escola, significa um ponto negativo para o progresso de toda a nação. Por esta razão criamos esta carta, com o intuito de convidá-los a refletir sobre um futuro melhor, mais digno, conquistado através da educação.
Problematização: A nossa preocupação começou por conta da quantidade de alunos evadidos. Não é fácil para nós educadores vermos esta contagem e ficarmos a mercê do tempo sem tomar nenhuma atitude. Por esta razão elaboramos este “texto”, sendo uma breve tentativa de resgatarmos nossos alunos, para assim, ocuparem seus lugares que os esperam de forma exclusiva e peculiar.
Justificativa: Este projeto é simples, porém é capaz de sensibilizar, não importa a quantidade que irá regressar, mas, se dentre cem alunos, hum retornar, será motivo de grande alegria para toda a comunidade, significa que mais alguém vem integra-se para construir uma sociedade melhor de forma consciente, portando um conhecimento palpável, solidificado em criticidade a ponto de sugerir com fundamentações lógicas para melhorar a vivência de todos. Este jovem será capaz de refletir sobre suas escolhas, sem deixar-se levar por situações duvidosas, que poderá colocá-lo em momentos de perigo, pela falta do discernimento que é conquistado com os saberes educacionais, somados ao seu conhecimento de mundo que é adquirido com a convivência em comunidade.
Objetivos: Retorno dos alunos para as escolas; Demonstrar a importância da participação dos educandos no processo de desenvolvimento da comunidade; Sensibilizá-los sobre a mudança do meio em que eles estão inseridos, a mudança deste meio, depende unicamente da atitude de cada um através de um plano centrado em metas; Proporcionar um momento de interação e afetividade entre a escola e os alunos.
Desenvolvimento: As cartas serão entregues aos diretores, eles por sua vez irão sensibilizar os educadores a irem às residências dos alunos, para realizarem a entrega pessoalmente deste texto, fazendo-os entender o valor de cada um. Enfatizar a importância deles para a escola, levá-los a refletir sobre a dependência mútua entre eles, a escola e a sociedade. Com a falta de um protagonista o processo perde seu verdadeiro sentido, que é ser cidadão e exercer cidadania.

CARTA AOS ALUNOS EVADIDOS


                                                                                                         
  Saudações!!!
                Esta mensagem foi feita especialmente para você. Durante um bom tempo o seu lugar na escola esteve vazio, ele nunca foi preenchido, porque não existe no mundo ninguém que possa substituí-lo, a não ser você. O motivo que a levou a desistir somente a sua consciência é capaz de dizer, porém, o seu retorno é algo que diz respeito a todos nós.
                Neste sentido, a Secretaria de Educação, a Comunidade Escolar e a Sociedade como um todo, convida você a retornar, isso mesmo, a regressar para um lugar que é exclusivamente seu.
                A escola é um espaço que nos ajuda a sermos pessoas melhores. É bem verdade que passamos por dificuldades, tanto familiares como pedagógicas.
Ás vezes um destes percalços nos leva a desistir, e eis um momento para refletir. Em uma sociedade competitiva em que o mercado torna-se cada vez mais exigente, como poderemos nos inserir para termos uma vida mais digna, capaz de desmistificar todas as adversidades vivenciadas?
Somente através da escola, até parece piada, mas não é, sem a passagem por este lugar de transformação, não conseguiremos chegar a lugar nenhum, ela é capaz de nos nortear, pois nos faz pensar e, além disso, temos contatos com outras pessoas, o que nos faz aprender ainda mais, porque cada ser humano tem uma história e é capaz de nos ensinar através de suas vivências, é como se fôssemos um “livro ambulante”, por mais humilde que alguém seja, terá sempre algo para ensinar e aprender.
Portanto, volte! Não importa o quanto irás aprender, mas o que você vai aprender. Não importa se você passará de ano ou será a melhor aluna da classe, o mais importante é aprender, pois o que aprendemos nos traz sabedoria e amadurecimento para discernir o que é certo ou errado, ajudando-nos a adquirir autonomia diante das situações, a conseguirmos ser mais objetivos no momento de nossas decisões e, ao final, nos faz escolher um destino justo e digno que todos merecemos.
Ninguém pode tirar esse direito que é seu, nem você mesma, pois aprender é fundamental. Aprender é o princípio básico para a paz e a sabedoria.
Regresse, pois ficaremos muito felizes com o seu retorno, acredite em você e, assim, brilharás para a vida.
Carinhosamente aceite este convite, pois precisamos muito de você para nos ajudar a construir uma sociedade melhor. O futuro está em suas mãos, pois da sua atuação depende o futuro das gerações vindouras.
 Podes até achar estranho este convite, mas saibas que existem muitas pessoas que se importam consigo e necessitam da sua presença.
 Futuramente quem estará no comando das instituições serão jovens como você e se não estiverem bem preparados não saberemos como o mundo será conduzido nem que rumo tomará. O fato de estarmos pedindo o seu retorno significa um melhoramento social para todas as pessoas, inclusive para nós que hoje estamos à frente, pois, de fato queremos que o nosso país melhore cada vez mais para termos qualidade de vida.
Um forte abraço e contamos com a sua presença na escola!
Atenciosamente,
E.E.F.Profª Maria Valcira Nunes Nogueira.