sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Regresso para o Saber


Apresentação: Regressar significa voltar para um lugar que na verdade nunca deixou de ser nosso. Diante de muitos lugares que a vida sempre nos convida a regressar, temos a escola. A escola é um espaço que nos pertence por direito, nem nós mesmos temos o direito de nos eximir deste ato de cidadania. Foi nesta perspectiva que resolvemos elaborar uma carta personalizada, contendo o nome de cada um dos alunos que desistiram de estudar. Não seria justo, permitir que estes alunos fossem embora da escola, sem concluir a etapa da Educação Básica, que é o princípio precursor da educação. Eles são convidados a regressarem, pois do futuro deles depende todo o desenvolvimento de nosso processo social. É uma ótica lógica e simples, a cada aluno que vai embora da escola, significa um ponto negativo para o progresso de toda a nação. Por esta razão criamos esta carta, com o intuito de convidá-los a refletir sobre um futuro melhor, mais digno, conquistado através da educação.
Problematização: A nossa preocupação começou por conta da quantidade de alunos evadidos. Não é fácil para nós educadores vermos esta contagem e ficarmos a mercê do tempo sem tomar nenhuma atitude. Por esta razão elaboramos este “texto”, sendo uma breve tentativa de resgatarmos nossos alunos, para assim, ocuparem seus lugares que os esperam de forma exclusiva e peculiar.
Justificativa: Este projeto é simples, porém é capaz de sensibilizar, não importa a quantidade que irá regressar, mas, se dentre cem alunos, hum retornar, será motivo de grande alegria para toda a comunidade, significa que mais alguém vem integra-se para construir uma sociedade melhor de forma consciente, portando um conhecimento palpável, solidificado em criticidade a ponto de sugerir com fundamentações lógicas para melhorar a vivência de todos. Este jovem será capaz de refletir sobre suas escolhas, sem deixar-se levar por situações duvidosas, que poderá colocá-lo em momentos de perigo, pela falta do discernimento que é conquistado com os saberes educacionais, somados ao seu conhecimento de mundo que é adquirido com a convivência em comunidade.
Objetivos: Retorno dos alunos para as escolas; Demonstrar a importância da participação dos educandos no processo de desenvolvimento da comunidade; Sensibilizá-los sobre a mudança do meio em que eles estão inseridos, a mudança deste meio, depende unicamente da atitude de cada um através de um plano centrado em metas; Proporcionar um momento de interação e afetividade entre a escola e os alunos.
Desenvolvimento: As cartas serão entregues aos diretores, eles por sua vez irão sensibilizar os educadores a irem às residências dos alunos, para realizarem a entrega pessoalmente deste texto, fazendo-os entender o valor de cada um. Enfatizar a importância deles para a escola, levá-los a refletir sobre a dependência mútua entre eles, a escola e a sociedade. Com a falta de um protagonista o processo perde seu verdadeiro sentido, que é ser cidadão e exercer cidadania.

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